Pesquisar este blog

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Quartas de Paz: “Economia, pobres e transferência de Renda”


A Escola de formação da Comissão Arquidiocesana Justiça e Paz promove discussão com a prof. Dr. Maria Ozanira Silva e Silva da Universidade Federal do Maranhão. Com a palestra “Economia, pobres e transferência de Renda: bolsa família no Brasil”. O projeto “Quartas de Paz”, realizado toda as terceiras quarta feira de cada mês no Salão da Igreja de São João Batista, centro. 

“Transferência de renda é uma transferência monetária direta a indivíduos ou a famílias, um benefício de contribuição previa constituindo-se num componente do sistema de proteção social brasileiro.” Afirma Dr. Ozanira. Ao tratar do tema a professora lembrou que os primeiros programas de renda mínima aplicados no país foi em 1995, seguido pelo “Bolsa Escola em Brasília.”

Entre os objetivos dos programas de transferência de renda estão: a superação do ciclo vicioso da pobreza e a inclusão social e sustentável, retirando as crianças e adolescentes das ruas. Segundo a palestrante: “A superação da pobreza absoluta não se faz com um programa social, mas com um complexo de atitudes” ressalta Ozanira. No final da palestra, foi analisado os alcances e os limites do programa bolsa família em relação aos indicadores sociais que contemplam algumas áreas como, trabalho infantil, educação, saúde e alimentação. 

O projeto “Quartas de Paz” visa trabalhar os temas desenvolvidos pela Campanha da Fraternidade deste ano: Economia e vida. Em dezembro a Comissão preparou uma programação para encerrar as atividades deste ano. Será realizado nos dias 3 e 4  no Centro de Criatividade Odylo Costa Filho. O evento que tem o nome de “Dezembro de Paz” terá palestras, oficinas e espetáculo. A entrada é franca.

PROGRAMAÇÃO
Sexta-feira, dia 03:
14 horas – Oficina de Biojoias com Maria dos Remédios Almeida.
16 horas – Apresentação do “Dezembro de Paz.”
18 horas – Palestra: Como ser um bom empreendedor.
19 h30 – Peça teatral: Que trem é esse? Companhia JUPAZ e homenagem aos palestrantes das “Quartas de Paz.”

Sábado, dia 04
14 horas – Oficina de Material reciclado flores e borboletas.
16 horas – Filme Diamante de Sangue
18 horas – Debate Cine fórum: Economia e vida com Pe. Vitor Manuel.
19 h30 – Show ao vivo com Lena Machado e os pregoeiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário