Temas como energias renováveis, agronegócio, aquecimento global, efeito estufa, entre outros, foram destacados nos três dias da formação dos agentes de pastoral para a Campanha da Fraternidade 2011. Com o tema fraternidade e vida no planeta, a formação teve inicio nesta segunda feira, dia 22, e visa formar os agentes de pastoral da arquidiocese para trabalhar nas diversas foranias e paróquias.
De acordo com o assessor da Campanha da Fraternidade, padre Luis Carlos, “o objetivo da Campanha é conscientizar a comunidade sobre a gravidade do aquecimento global e das mudanças climáticas, mas não significa que as ações terminem nesse estágio.” Afirma o padre.
A formação segue o mesmo esquema do texto-base: ver, julgar e agir. Segundo o Padre, Luis Carlos ao comentar a primeira parte do texto base: “A discussão não é somente de ambientalistas. Existem divergências entre os cientistas para explicar o aquecimento global. Concretamente, é sensato relacionar as razões do aquecimento global à interferência humana, como acredita boa parte dos cientistas. Entre eles os profissionais da ONU.”
Durante o encontro, os participantes também puderam assistir um depoimento do Bispo Dom Erwim Krautler, bispo do Xingu. No depoimento o bispo falava de sua luta contra o agronegócio e os conseqüentes desmatamentos da região amazônica. Ao final foi aberta a plenária para discutir os problemas relacionados ao Maranhão e as ações positivas que tem sido realizadas.
O curso é promovido pela arquidiocese de São Luis, no salão paroquial da igreja de são Pantaleão.
Reportagem: Ayrton Frank
Nenhum comentário:
Postar um comentário