Pesquisar este blog

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Arquidiocese realiza curso da Campanha da Fraternidade 2011

Temas como energias renováveis, agronegócio, aquecimento global, efeito estufa, entre outros, foram destacados nos três dias da formação dos agentes de pastoral para a Campanha da Fraternidade 2011. Com o tema fraternidade e vida no planeta, a formação teve inicio nesta segunda feira, dia 22, e visa formar os agentes de pastoral da arquidiocese para trabalhar nas diversas foranias e paróquias.

De acordo com o assessor da Campanha da Fraternidade, padre Luis Carlos, “o objetivo da Campanha é conscientizar a comunidade sobre a gravidade do aquecimento global e das mudanças climáticas, mas não significa que as ações terminem nesse estágio.” Afirma o padre.

A formação segue o mesmo esquema do texto-base: ver, julgar e agir. Segundo o Padre, Luis Carlos ao comentar a primeira parte do texto base: “A discussão não é somente de ambientalistas. Existem divergências entre os cientistas para explicar o aquecimento global. Concretamente, é sensato relacionar as razões do aquecimento global à interferência humana, como acredita boa parte dos cientistas. Entre eles os profissionais da ONU.”

Durante o encontro, os participantes também puderam assistir um depoimento do Bispo Dom Erwim Krautler, bispo do Xingu. No depoimento o bispo falava de sua luta contra o agronegócio e os conseqüentes desmatamentos da região amazônica. Ao final foi aberta a plenária para discutir os problemas relacionados ao Maranhão e as ações positivas que tem sido realizadas.

O curso é promovido pela arquidiocese de São Luis, no salão paroquial da igreja de são Pantaleão.

Reportagem: Ayrton Frank

Nenhum comentário:

Postar um comentário