Pesquisar este blog

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Forania São Benedito realiza Congresso Eucarísitico


A Forania São Benedito realizou neste domingo (07/11) o Congresso Eucarístico na Paróquia Nossa Senhora Aparecida do Munim, mobilizando as paróquias, movimentos e pastorais. O dia foi marcado com caminhada, missa, adoração ao Santíssimo Sacramento, palestras e instituição dos ministros da Palavra e extraordinários da Comunhão Eucarística e Exéquias.

O evento teve início pela manhã com uma grande caminhada rumo a Igreja matriz de Nossa Senhora Aparecida do Munim (Morros), representando a Igreja que se reúne e vai ao encontro da Eucaristia, pão da unidade, banquete eterno.

O Vigário Forâneo, pe. Hamilton, pároco da Paróquia Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, destacou que um dos objetivos do evento é “colocar a Forania em processo de formação missionária, em comunhão com toda a Arquidiocese que se prepara para celebrar os 400 anos de evangelização no Maranhão. Esse momento é muito forte, pois as comunidades buscam na Eucaristia a força para juntas vencer os inúmeros desafios presentes na Forania” – reforça o padre.


O congresso Eucarístico foi um momento em que as paróquias manifestaram uma Igreja de comunhão, através da presença dos padres, das comunidades e das pastorais ali presentes. Durante a celebração Eucarística, aconteceu a instituição dos ministérios da Palavra e da Comunhão Eucarística e Exéquias, demonstrando uma Igreja que busca valorizar o papel do leigo, sua missão e participação na Igreja de maneira consciente e efetiva. Esses ministérios são instrumentos pelos quais os ministros mantêm viva a fé das comunidades que têm, a celebração eucarística uma vez a por ano.

Duas palestras foram proferidas durante o dia: pela manhã, a irmã Marilurde, (irmã Oblata do Sagrado Coração de Jesus) falou sobre a Eucaristia e a Igreja. Partindo da experiência das primeiras comunidades cristãs, destacou que a Eucaristia é, desde os primórdios da Igreja, o ponto alto da fé e da vida Cristã, e o sinal da presença de Cristo vivo, presente e atuante na Igreja.


A segunda palestra deu-se à tarde proferida pelo padre Lindomar vigário da paróquia Nossa Senhora do Rosário e São Benedito. Teve como tema: Eucaristia e Missão. Partindo do exemplo dos discípulos de Emaús, destacou que a Igreja, povo de Deus, alimentados pela Eucaristia sai em missão, impulsionada pelo Espírito Santo e sob o auxílio de Deus Pai.


No final da tarde, houve dois testemunhos: um de Neiva, um jovem da paróquia São José do Periá e ministro da palavra, que destacou as dificuldades da missão na paróquia, sobretudo, das comunidades que ficam um ano sem celebração da Eucaristia. O segundo testemunho foi realizado por Irene, ministra extraordinário da comunhão Eucarística e residente na paróquia Santo Amaro. O congresso encerrou as 16:00hs com a bênção e envio as suas respectivas paróquias feita pelos respectivos párocos.

Texto: Luis Carlos
Fotos: Marcos André 

Nenhum comentário:

Postar um comentário