Desde o dia 20 de outubro, 14 bispos do Regional Nordeste 5 (Maranhão) estão em visita Ad Limina Apostolorum no Vaticano para cumprir o dever de se encontrar com o Papa na apresentação dos relatórios pastorais das dioceses e visitar os dicastérios (repartições administrativas) da Santa Sé.
Sua Santidade, o Papa Bento XVI pode recebê-los solenemente no dia 28 onde escutou o pronunciamento de Dom Xavier e realizou seu discurso, voltando-se aos temas sobre valores morais e da vida. Pois segundo o Papa os bispos juntos aos presbíteros têm uma grande função para a sociedade:“O vosso dever como Bispos junto com o vosso clero é mediato, enquanto vos compete contribuir para a purificação da razão e o despertar das forças morais necessárias para a construção de uma sociedade justa e fraterna.” lembrou o Papa.
No dia 30 de outubro chegou ao fim a visita Ad Limina do Regional NE 5. Fortificados pela mensagem, a benção do Papa e com as bênçãos dos Apóstolos São Pedro e São Paulo, os bispos do regional voltam com o entusiasmo missionário e pastoral para o Maranhão.
Você sabe o que é a visita Ad Limina Apostolorum?
A visita Ad Limina Apostolorum que em português quer dizer “visita aos túmulos dos Apóstolos”, é uma obrigação dos bispos diocesanos e outros prelados da Igreja Católica Romana têm que cumprir a cada cinco anos para apresentar o relatório pastoral de suas respectivas dioceses ao Sumo Pontífice. Também nesta visita, os bispos devem ir a Roma para venerar os sepulcros dos Apóstolos Pedro e Paulo e apresentar-se ao Sumo Pontífice. Tudo isso de acordo com os cânones 399 e 400 do Código de Direito Canônico, que é o código que rege o direito da Igreja Católica Romana.
Texto: Stannly Cunha
Fotos: L´Osservatore Romano
Nenhum comentário:
Postar um comentário