Pesquisar este blog

domingo, 5 de setembro de 2010

Mesa da Palavra: XXIII Domingo do tempo comum

Hoje é o dia do "Senhor", celebramos sua ressurreição e buscamos entrar em intimidade com a sua Palavra confira a baixo o texto "Soberania de Deus, responsabilidade humana" do site IHU que nos ajuda na reflexão da Liturgia da Palavra deste Domingo:


"Em Lucas 14, 25-33, Jesus não torna o discipulado mais fácil, a fim de evitar que se "ponha pessoas para fora". Pelo contrário, ele vai ao encontro do entusiasmo com exigências severas. A frase sobre "odiar" os próprios entes queridos e até mesmo a si próprio, sem dúvida, não é um incentivo à negligência ou à rejeição da família ou ao ódio a si mesmo. Ela significa que nada deve ter prioridade sobre a nossa fidelidade a Cristo. O discipulado exige realismo. Em resposta ao chamado para seguir Jesus, devemos levar em consideração o que isso significa cuidadosamente. Temos que "avaliar os custos" de forma tão verdadeira quanto aqueles que se engajam na construção civil ou em campanhas militares.


Ao aplicar esses princípios ao cuidado da criação, temos que reconhecer que somos limitados, em certa medida, pelas falhas do governo e pelas estruturas da sociedade. Mas ainda temos que tomar decisões sobre o nosso estilo de vida, consumo, filiação política, hábitos de férias e assim por diante. Conscientes de nossas imperfeições, ainda somos chamados a progredir ao longo do caminho com Jesus, identificando-nos com a sua forma de se autodoar e nunca nos contentando com nossas meias-medidas.


Confira o texto completo no site: http://www.ihu.unisinos.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário