Pesquisar este blog

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Semana Nacional do Nascituro


Porque a Semana Nacional da Vida e Dia do Nascituro
A Semana da Vida é uma ocasião especial para colocar em evidência o valor e a beleza desse Dom precioso que de Deus recebemos. De modo especial para salientar o valor sagrado da vida humana e da sua dignidade, sem nos esquecermos de todas as demais dimensões que esta abrange. Diante de tantas ameaças que atualmente a vida vem sofrendo é nossa missão reafirmar sua importância inestimável. Ela é o fundamento sobre o qual se apoiam todos os demais valores.
Mas quem é o Nascituro?
É aquele ser humano que está no ventre materno antes que a Mãe lhe dê à luz. Este possui o direito de ser respeitado na sua integridade. Tem dignidade como a de qualquer pessoa já nascida.
Por que o tema: “Vida, Ecologia Humana e Meio Ambiente”
A carta encíclica do Papa João Paulo II, Centesimus Annus, nos números 38 e 39, traz uma proposta que foi um pouco esquecida. O Papa fala da necessidade de uma ecologia humana. Nós demoramos 200 anos para entender que não é possível utilizar todo o poder técnico de que dispomos para depredar a natureza, porque a natureza tem a sua própria finalidade, que deve ser respeitada. Respeitar as águas dos rios, as florestas, as espécies animais, o ar, é fundamental. Do mesmo modo, nós devemos entender que é necessário respeitar limites quando se trata da existência humana. A ecologia humana significa uma atenção para preservar a dignidade. Para preservar especificamente o humano do homem. Para que o homem não vire um animal, onde se devora um ao outro.
Bento XVI na Mensagem para o Dia Mundial da Paz de 2007, recordou que “a destruição do meio ambiente, um uso impróprio ou egoísta do mesmo e a apropriação violenta dos recursos da terra... são fruto de um conceito desumano de desenvolvimento. Com efeito, um desenvolvimento que se limitasse ao aspecto técnico-econômico, esquecendo a dimensão moral-religiosa, não seria um desenvolvimento humano integral e terminaria, ao ser unilateral, por incentivar as capacidades destruidoras do homem" (n. 9).
Ao enfrentar os desafios apresentados pela tutela do meio ambiente e do desenvolvimento sustentável, somos chamados a promover e a "salvaguardar as condições morais para uma autêntica “ecologia humana” (Centesimus annus, 38). Isto, por sua vez, exige um relacionamento responsável não somente com a criação, mas inclusive com o nosso próximo, de perto e de longe, no espaço e no tempo, mas também com o Criador.
Por que motivo a vida é um bem?
No homem, criado à imagem e semelhança de Deus, reflete-se, em cada fase da sua existência, “o rosto do seu Filho Unigênito... Este amor ilimitado e quase incompreensível de Deus pelo homem revela até que ponto a pessoa humana seja digna de ser amada por si mesma, independentemente de qualquer outra consideração: inteligência, beleza, saúde, juventude, integridade, etc. Numa palavra, a vida humana é sempre um bem, porque “ela é, no mundo, manifestação de Deus, sinal da sua presença, vestígio da sua glória” (cf.Evangelium vitae, 34; Dignitas Personae, 8).
A vida ameaçada pelas forças do mal (Ap 12,4)
João Paulo II, profeta da vida, escreveu na Carta às Famílias, que nos encontramos defronte a uma enorme ameaça contra a vida: não apenas dos simples indivíduos, mas também de toda a civilização. A afirmação de que esta civilização se tornou, sob alguns aspectos, “civilização da morte”, recebe assim uma inquietante confirmação. E não será porventura um evento profético o fato de o nascimento de Cristo ter sido acompanhado do perigo para a sua existência? Sim, também a vida d'Aquele que é ao mesmo tempo filho do homem e filho de Deus, esteve ameaçada, esteve em perigo desde o início, e só por milagre evitou a morte.
Nos últimos decênios, todavia, notam-se alguns sintomas reconfortantes de umdespertar das consciências: isto verifica-se tanto no mundo do pensamento como na própria opinião pública. Especialmente nos jovens, cresce uma nova consciência do respeito pela vida desde a concepção até o seu declínio natural; difundem-se as comissões de bioética e de defesa da vida, os movimentos pró-vida (pro life). É um fermento de esperança para o futuro da família e da inteira humanidade (cf. n. 21). “É urgente uma grande oração pela vida, que atravesse o mundo inteiro” (Evangelium Vitae, 100)
Durante a "Semana Nacional da vida" acontecerão nas diversas dioceses e comunidades do Brasil várias iniciativas em favor da vida, organizadas por paróquias, associações e grupos de trabalho da Igreja Católica, mas também de outras confissões cristãs ou não cristãs, pois, “o Evangelho da vida não é exclusivamente para os crentes: destina-se a todos” (EV 101).
FONTE: www.pastoralfamiliarcnbb.org.br

São Jerônimo: o santo tradutor


Nascido em Stridon, na região dos Bálcãs, por volta do ano 340, São Jerônimo é conhecido por ter feito a primeira tradução completa da Bíblia diretamente do hebraico antigo para o latim. Chamada de "Vulgata", tal obra é importante até hoje.

Obteve em Roma excelente formação, que completou durante a sua vida, no decurso de varias viagens, onde teve contato com diverso padres orientais. foi batizado aos 25 anos e ordenado sacerdote aos 38.

O primeiro momento da sua vida é marcado pelas viagens e forte experiência monástica. O santo viveu como eremita na Síria, foi secretário do papa Damaso (aprox. 305-383), mas volta ao deserto após a morte do sumo pontífice.

Nessa epoca visita Belém, onde comenta as sagradas escrituras: a vastidão de produções literárias sobre a Bíblia coloca-o entre os maiores doutores da igreja latina, morreu no dia 30 de setembro de 420, data dedicada ao religioso intelectual.

Por afinidade, ele é padroeiro dos tradutores, dos bibliotecários e das secretárias:patrono dos biblistas.

Texto Ayrton Frank

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

NÚNCIO APOSTÓLICO ENCERRA FESTEJO DE RIBAMAR

Cerca de 300 mil pessoas participaram na tarde de ontem (26) do encerramento do festejo em honra ao pai adotivo de Jesus: são José de Ribamar, na cidade balneária.

O festejo foi encerrado com uma grande missa campal na concha acústica as 17h30, Tendo como celebrante principal S. Exa.  Revma. O Núncio Apostólico Dom Lorenzo Baldisseri. Junto concelebrava o Arcebispo Dom José Belisário com os demais párocos solidários e padres da Arquidiocese de São Luís.

Na homilia Dom Lorenzo frisou a importância de São José como Patriarca na Sagrada Família e como intercessor do povo de Deus, ainda destacou a importância e a devoção que o povo ribamarense tem pelo Santo Padroeiro.

Dom Belisário agradeceu ao Núncio por ter aceitado o convite para celebrar e ao mesmo tempo pediu as bênçãos do Papa para o povo ludovicense e ribamarense em sua próxima visita no Vaticano. Também estavam presentes as autoridades civis, o prefeito e a primeira dama de Ribamar entre outros. Após a celebração a multidão acompanhou a procissão pelas ruas da cidade, com louvores, agradecimentos e pedidos.

VOÇE SABE O QUE FAZ UM NÚNCIO APOSTÓLICO?

O núncio apostólico é o titular de uma nunciatura, ou seja, um órgão de alto nível das missões diplomáticas da Santa Sé e costuma ter a dignidade eclesiástica de arcebispo, portanto é o representante do papa em um país.

Dom Lorenzo Baldisseri é arcebispo titular de Diocleziana. Nasceu em Barga (Lucca), Itália, em 29 de setembro de 1940. Foi ordenado sacerdote em 29 de junho de 1963. Sagrado bispo e m 7 de março de 1992. Nomeado Núncio Apostólico do Brasil em 12 de novembro de 2002.

Texto e fotos: Stannly Cunha
Revisão: Ayrton Frank

Visita do Núncio apostólico a Arquidiocese



Visitou nessa segunda-feira, 27, a Cúria Metropolitana e a Catedral de Nossa Senhora da Vitória, Dom Lorenzo Baldisseri, Núncio Apostólico do Vaticano no Brasil. Dom Lorenzo em companhia do Arcebispo Metropolitano, Dom José Belisário, primeiramente visitou a Catedral de Nossa Senhora da Vitória, onde foi recebido pelo Padre Airton César.
Em seguida, Dom Belisário apresentou ao Núncio o prédio da Cúria Metropolitana, onde Dom Lorenzo deu entrevista a Fundação Dom José de Medeiros Delgado (Rede Vida e TV Nazaré), sendo acolhido pelo corpo funcional do Arcebispado


Texto: Pe. Heitor Moraes

domingo, 26 de setembro de 2010

Bíblia: Palavra de Deus


A Bíblia é a Palavra de Deus. Ela existe para “ensinar, refutar, corrigir e educar na justiça” (2 Tm 3,16). Pelo batismo todos recebemos a missão de anunciar a Palavra e testemunhá-la.
Ao chegar o Dia da Bíblia, convido-vos a refletirmos sobre o dever e a missão de evangelizar, ou seja, a missão de anunciar a Boa Notícia de Jesus Cristo.
No dizer da Conferência de Aparecida, cabe-nos comunicar a “alegria de ser discípulos missionários para anunciar o Evangelho de Jesus Cristo”. Não temos outro tesouro a não ser esse. Não temos outra felicidade nem prioridade senão a de sermos instrumentos do Espírito Santo na Igreja, para que Jesus Cristo seja encontrado, seguido, amado, anunciado e comunicado a todos, não obstante as dificuldades e resistências. Este é o melhor serviço – o seu serviço – que a Igreja deve oferecer às pessoas e às nações. Portanto, nossa missão é tornar possível às pessoas do nosso tempo o encontro com Deus, que nos fala e comunica seu amor. O Documento de Aparecida diz: “Conhecer a Jesus Cristo pela fé é nossa alegria; segui-lo é uma graça; transmitir este tesouro aos demais é uma tarefa que o Senhor nos confiou ao nos chamar e nos escolher”.

Neste mês da Bíblia somos convidados a renovar nosso compromisso com a Palavra de Deus. Se é verdade que Ela é lâmpada para os nossos pés e luz para o nosso caminho, é preciso primeiro ouvi-la, e depois acolhê-la para que penetre, anime e ilumine todo o nosso ser, pois é a Palavra que ilumina nossa vida diária e nos indica o caminho para nos encontrarmos com Deus. Não a Palavra gritada com ameaças ou manipulada para fins pessoais, mas a Palavra que se ouve “com os ouvidos do coração” no próprio dizer da Bíblia. Ou seja, a Palavra que fala dentro da gente e é capaz de transformar nosso modo de ser e viver. É assim que aconteceu com Zaqueu, quando Jesus lhe dirigiu a Palavra e ele se converteu (Lc 19, 1-10). É assim que aconteceu com Bartimeu, como nos fala a liturgia deste domingo, quando Jesus, com sua palavra, o recolocou no caminho (Lc 18, 35-43).
Parabenizo a todos os anunciadores e ministros da Palavra de Deus, e os convido a renovarem seus propósitos de servirem generosa e fielmente a Igreja, sendo discípulos e missionários do Senhor. Em especial lembro aos presbíteros a recomendação do rito da ordenação sobre a missão de ensinar: “Transmite a todos a Palavra de Deus, que recebeste com alegria. Meditando na Lei do Senhor, procura crer no que leres, ensinar o que creres, praticar o que ensinares. Seja, portanto, a tua pregação alimento para o Povo de Deus e a tua vida estímulo para os fiéis, de modo a edificares a casa de Deus, isto é, a Igreja, pela palavra e pelo exemplo”.
Jesus diz: “Quem me ama guarda a minha Palavra!”

Dom Canísio Klaus

Fonte: CNBB Nacional

domingo, 19 de setembro de 2010

Multidões em romaria para São José de Ribamar

Por Ayrton Frank
Multidões de devotos dirigiram-se em grande romaria nesta noite de sábado (18) para agradecer, pedir e louvar a Deus na cidade balneária de São José de Ribamar. São José, pai adotivo de Jesus, esposo da virgem Maria é conhecido como padroeiro do Maranhão. A romaria teve inicio com a celebração da Santa Missa às 18 horas na Igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro na Cohab. Logo em seguida deram se início as estações de São José: Uma das inovações da romaria deste ano.

Segundo os párocos solidários do santuário Pe. Claudio Roberto, Pe. Gutemberg Feitosa e Pe. Edvaldo Teixeira as estações de São José ajudam o povo a refazer o caminho trilhado pelo santo. “Queremos uma romaria mais orante” afirmou o padre Claudio. “José, justo e santo, Esposo de Maria, pai adotivo de Jesus”, é o tema deste ano do tradicional festejo de São José de Ribamar, que vai até o dia 26. Confira a programação:



Sábado, dia 18
06h – Santa Missa
17h – Santa Missa
19h – Santa Missa
18h30 – Santa Missa e envio da romaria (Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, na Cohab)
23h30 – Santa Missa
Domingo, dia 19
01h – Santa Missa
02h30 – Santa Missa
04h – Santa Missa de acolhida da romaria
06h – Santa Missa
08h30 – Santa Missa
10h – Batizados
11h30 – Santa Missa
17h – Santa Missa
19h – Santa Missa e novena
Segunda-feira, 20
17h – Santa Missa
19h – Santa Missa e novena
Terça-feira, dia 21
06h – Santa Missa
15h – Santa Missa da Saúde
17h – Santa Missa
19h – Santa Missa e novena
Quarta-feira, dia 22
06h – Santa Missa
17h – Santa Missa
19h – Santa Missa e novena
Quinta-feira, dia 23
06h – Santa Missa
17h – Santa Missa
19h – Santa Missa e novena
Sexta-feira, dia 24
06h – Santa Missa
14h – Louvor a São José de Ribamar
17h – Santa Missa
19h – Santa Missa e novena
Sábado, dia 25
06h – Santa Missa
07h – Procissão Marítima
17h – Santa Missa
19h – Santa Missa e novena
Domingo, dia 26
06h – Santa Missa
08h30 – Santa Missa
10h – Batizados
11h30 – Santa Missa
13h – Santa Missa
14h30 – Santa Missa
16h – Missa Campal
17h30 – Procissão em louvor a São José
19h – Show de encerramento com Celina Borges

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Halleluya começa nesta sexta feira

A Praça Maria Aragão no centro de São Luís, será palco neste fim de semana da nona edição do Halleluya, um dos maiores eventos religioso e cultural promovido pela Comunidade Católica Shalom. A programação começa na sexta-feira (17), às 17h, com missa celebrada pelo arcebispo metropolitano, D. José Belisário.

O evento vai reunir, durante três dias, mais de 70 mil pessoas, repetindo o sucesso do ano passado, que ocorreu no Aterro do Bacanga. Treze atrações musicais estão confirmadas. São cantores e bandas do Maranhão, Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Ceará, já conhecidos do público católico. Haverá também apresentações cênicas e dança, adoração e missa.

Bethania Brito, coordenadora de divulgação, disse que, além dos espetáculos, o Halleluya traz o Espaço da Misericórdia, onde haverá uma capela com adoração e local para que as pessoas possam se confessar. A estrutura do evento inclui, ainda, praça de alimentação e 15 estandes, onde o Público poderá conhecer mais sobre a Comunidade Shalom e os espaços dos movimentos da Igreja. O acesso do público será totalmente gratuito.

Fonte: Central de Noticias São Luis

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Mandante do assassinato do padre Josimo é condenado a 16 anos de prisão

Osvaldino Teodoro da Silva, um dos mandantes do assassinato do padre Josimo Moraes Tavares, ocorrido em 10 de maio de 1986 na cidade de Imperatriz (MA), foi condenado nesta quarta-feira, 15, a 16 anos e 6 meses de prisão, em júri popular,. Apesar da condenação, Osvaldino poder aguardar em liberdade o julgamento do recurso que seus advogados vão ajuizar.
A acusação foi feita pelo Promotor de Justiça, Domingos Eduardo da Silva, tendo como assistentes os advogados Aton Fon Filho da Rede Social de Justia e Direitos Humanos e Vanderlita Fernandes da Comisso Pastoral da Terra/ CPT-TO.

“As consequências do crime foram graves ante a perda repentina de pessoa bastante respeitada na regio, pela sua reconhecida atuao como lder religioso, cuja morte, ainda hoje, sentida no seio das comunidades nas quais desenvolvia suas atividades, bem como nos movimentos sociais, com repercusso nacional e internacional”, destacou, na sentença, a juíza Samira Barros Heluy

Assistiram ao julgamento lideranças dos Movimentos Sociais do Bico do Papagaio e do Sul do Maranhão; o bispo da Diocese de Tocantinópolis, dom Giovane Pereira de Melo e o bispo diocesano de Imperatriz, dom Gilberto Pastana de Oliveira, além de padres, estudantes de direito e representantes da CPT.
CNBB/CPTNacional

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Projeto "Quartas de Paz" discute sobre "Economia Solidária"

A Comissão Arquidiocesana “Justiça e Paz” realizou na noite desta quarta feira (15), no salão paroquial da Igreja de São João, a edição de Setembro do projeto “Quartas de Paz”.

Para discutir o tema “Economia Solidária” a “Escola Justiça e Paz” convidou o Prof. Carlos Pereira, do Fórum Estadual de Economia Solidária do Maranhão e coordenador do Programa  Economia Solidária da  Associação Agro ecológica Tijupá.

O Prof. Carlos Pereira além de mostrar alguns dados do desenvolvimento da “Economia Solidária” no Brasil e no Maranhão refletiu sobre algumas características fundamentais como a autogestão, os trabalhos organizados, a produção e o consumo conscientes. Para o professor um dos objetivos do projeto de “Economia Solidária” é tornar mais acessível o debate sobre Economia.

Há três anos é realizado o projeto “Quartas de Paz” que visa aprofundar e prolongar o tema da Campanha da Fraternidade a partir de estudos realizados sempre nas terceiras quartas feiras do mês no salão paroquial da Igreja de são João (Centro).

Confira a programação para os próximos meses:


ECONOMIA BOLSAS E CRISES FINANCEIRAS
Palestrante: Dr. José Cursino Raposo Moreira
Dia: 20 de Outubro
Horário: 19h00


ECONOMIA, POBRES E TRANSFERÊNCIA DE RENDA
Palestrante: Prof. Dra. Maria Ozanira Silva
Dia: 17 de Novembro
Horário: 19h00

Texto: Ayrton Frank

Bento XVI aceita renúncia do bispo auxiliar de São Luís

O papa Bento XVI aceitou, nesta quarta-feira, 15, a renúncia do bispo auxiliar da arquidiocese de São Luís do Maranhão, dom Geraldo Dantas de Andrade por causa da idade, conforme o cânon 401 § 1º. Dom Geraldo completa 79 anos no próximo dia 29.

Natural do Rio de Janeiro, dom Geraldo foi ordenado padre pela Congregação do Sagrado Coração de Jesus (SCJ) em 18 de dezembro de 1957, em Taubaté (SP). Nomeado bispo auxiliar de São Luís no dia 18 de fevereiro de 1998, foi ordenado dois meses depois, no dia 18 de abril.

Dentre as atividades como bispo, dom Geraldo foi vigário geral da arquidiocese de São Luís e reitor do Seminário Interdiocesano do Regional Nordeste 5 da CNBB (Maranhão). Seu lema episcopal é “Sei em quem acreditei”.

A CNBB, por meio de sua assessoria de imprensa, agradece a dom Geraldo todo o trabalho junto à arquidiocese de São Luís e deseja que ele, agora emérito, continue enriquecendo a Igreja no Brasil e a Conferência dos Bispos com seu serviço e seus dons.

Fonte: CNBB Nacional

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Economia solidária é tema de "Quarta de Paz"

Quarta-feira, 15 de setembro, a Escola de Justiça e Paz estará trazendo para discussão o tema: Economia Solidária, às 19h, no Salão Paroquial da Igreja São João Batista, Centro.
O palestrante da noite será o economista Carlos Pereira, do Forum Estadual de Economia Solidária do Maranhão e coordenador do Programa  Economia Solidária da  Associação Agroecológica Tijupá. 
Renovamos nossa alegria em reencontrá-lo(a) para reforçar nosso compromisso com a transformação da sociedade, denunciando as injustiças que não podem nos calar e pensarmos, juntos, estratégias que possam confirmar que a “PAZ É FRUTO DA JUSTIÇA”.

Texto: Comissão Justiça e Paz

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Domingo de festa na Paroquia Nossa Senhora Aparecida do Munim


A Paróquia Nossa Senhora Aparecida do Munim (Morros-MA) se reuniu neste domingo, dia 12, para celebrar as primeiras missas dos recém ordenados Bernardo Muniz e Máxemo de Jesus ambos naturais da região da Paróquia. Ordenados no ultimo domingo (05), juntamente com o padre Lindomar dos Santos, os neo-presbíteros  voltam para as suas comunidades de origem onde cresceram e cultivaram seu chamado vocacional. Com todo o povo de Deus Celebram o sacrifício Eucarístico de Cristo iniciando concretamente seu ministério pastoral.
Pela manhã o padre Bernardo celebrou em Morros. Durante a homília padre Admilson (Pároco de Primeira Cruz e Santo Amaro) retomou o tema da ordenação: "Tu és sacerdote para eternamente" e lembrou a função assumida pelo sacerdote de ser a imagem de Cristo: Sacerdote, Pastor e Rei. ao final da celebração o grupo de crianças "enviados por Maria", em nome de toda a comunidade, entregou ao padre o manto de Nossa Senhora, a Bíblia e o Báculo que a imagem de São Bernardo carrega, simbolizando o carinho da Comunidade e a missão de pastorear todo o "povo de Deus".

No final do dia foi a vez do padre Máxemo presidir a Eucarístia no município de Cachoeira Grande (98 Km da capital). O pregador Claudio Roberto, diretor espiritual do padre Máxemo, lembrou que a ordenação e a primeira missa é motivo de alegria e certeza de que Deus nos ama e não deixa de suscitar pastores para o serviço ao Reino. Segundo o padre Claudio: "não somos melhores que o povo, somos um povo de pecadores em via de conversão e que precisamos de oração", afirmou o padre.

Os três novos padres continuam até Dezembro nas paróquias em que exerceram suas atividades diaconais. A equipe da Pascom deseja aos novos padres muita força e perseverança.

Texto: Ayrton Frank

Fotos: Luis Carlos

sábado, 11 de setembro de 2010

24 Domingo do Tempo Comum: Perdão e Reconciliação


A parábola do filho pródigo, ou como é atualmente chamada, do Pai Misericordioso, é também a do filho perdido, uma vez que é concebida por vir acompanhada pelas parábolas da ovelha perdida e da moeda perdida.
O contexto do relato é interessante. Há certamente uma crítica do Senhor aos fariseus e escribas, que estavam “perturbados” porque ele comia com os cobradores de impostos e pecadores, como abre o texto do capítulo 14 do Evangelho de São Lucas, que escutaremos neste domingo.
Essa questão colocada pelos escribas e fariseus era uma preocupação ardilosa, certamente, e não sincera. O estar facilmente com o outro era uma característica de Jesus, o que para eles não era assim.
Jesus menciona estas parábolas para ilustrar mais a alegria de Deus pelo arrependimento. Ele quer ressaltar a reconciliação do pecador com o seu Senhor. Não há maior dom e alegria que o arrependimento.
Mas, a parábola é uma mensagem atemporal. Ela nos diz em pleno século XXI que há algo de mais profundo e mais completo que é a nossa atitude frente ao mal. Aqui reside a reconciliação.
Na pregação de São Paulo em 2Cor 5,18 constatamos que Deus nos reconciliou consigo mesmo por meio de Jesus Cristo, e nos deu o ministério da reconciliação (2 Cor 5,19), ou seja, que Deus estava em Cristo reconciliando o mundo, e não simplesmente imputando ao mundo o pecado. Isso é muito pouco para Deus. Deus não é um acusador.
E mais: uma vez reconciliados, nós mesmos nos tornamos reconciliadores (2Cor 5,20), embaixadores em nome de Cristo. Eis a missão da Igreja: sacramento da reconciliação no mundo. Um povo reconciliado é chamado a ser sinal da misericórdia no mundo – eis nossa missão como Igreja!
Por isso, no mundo extremamente conturbado que vivemos, o tema da reconciliação é importante porque a pessoa necessita de reconciliar-se. Pois, reconciliar-se é fazer algo para que a própria reconciliação aconteça, exista. Esta é ação de Deus para a humanidade, mas o homem é chamado a corresponder dando esse primeiro passo para que Ele possa atuar: “voltar à casa do Pai”.
Daí que o tema da reconciliação é conjunto com o tema do arrependimento e também com o tema da humildade.
Temos uma grande riqueza em nossa Igreja Católica que são a prática e possibilidade da confissão e da penitência como sinal da conversão e arrependimento. As contestações de hoje são muitas devido às transformações religiosas e culturais vindo sempre com a célebre pergunta: “porque preciso me confessar, ou ainda mais, porque com uma pessoa igual a mim?”. Isso demonstra a dificuldade que encontramos hoje em viver a reconciliação.
Reconciliar é re-unir, é um trazer de volta a harmonia perdida. É uma cura à divisão, à separação, à ruptura. Mal maior da humanidade: a divisão.
A vida de Jesus foi o grande anúncio da reconciliação. A Igreja, insistimos, é símbolo da reconciliação. Daí o termo “embaixadores” pregado por São Paulo.
A reconciliação é um novo momento de graça e um excelente momento de conscientização sobre o nosso pecado pessoal e social também. Chama-nos a lembrar de nosso compromisso no batismo, a nossa vida confirmada no Espírito, e a nossa unidade com o povo eucarístico.
A parábola do filho pródigo ensina-nos, claramente, que o pecado é um distanciar-se. Distanciar-se da harmonia com o Pai, e com a atitude do filho mais velho, é um recusar-se à compaixão e à misericórdia.

A nossa base de relacionamento deve ser em primeiro lugar com Deus: relação pai/filho na parábola. A linguagem do sacramento da confissão é esta mesma: resposta ao apelo para vivermos constantemente essa relação.
Por isso seria muito importante nos perguntar se temos a prática de nos achegarmos ao sacramento da penitência. Ligado ao mesmo assunto, buscando o crescimento espiritual, será que temos também procurado o diretor espiritual? Em nossas comunidades temos facilidade de acesso dos fiéis ao sacramento da reconciliação? Teríamos que ter um horário determinado para atendimento da confissão de nossos fiéis em todas as paróquias e em todas as regiões nas comunidades mais centrais alguns plantões para atendimento do nosso povo. Em minhas reuniões com as foranias tenho procurado detectar esses locais e incentivar essa prática.
Digo isso levado também por uma importante palavra do nosso Papa Bento XVI: “O Sínodo lembrou que é dever pastoral do bispo promover na sua diocese uma decisiva recuperação da pedagogia da conversão que nasce da Eucaristia e favorecer entre os fiéis a confissão freqüente. Todos os sacerdotes se dediquem com generosidade, empenho e competência à administração do sacramento da Reconciliação. A propósito, procure-se que, nas nossas igrejas, os confessionários sejam bem visíveis e expressivos do significado deste sacramento. Peço aos pastores que vigiem atentamente sobre a celebração do sacramento da Reconciliação, limitando a prática da absolvição geral exclusivamente aos casos previstos, permanecendo como forma ordinária de absolvição apenas a pessoal.” (Cf. Exortação Apostólica Sacramentum Caritatis, n. 21)
Nosso Senhor Jesus Cristo, queridos irmãos e irmãs, é a presença viva da reconciliação de Deus. Bendito seja o homem que encontrou Cristo, porque ele encontrou a Deus que perdoa. Deus, em Cristo, vive perto de nós. Façamos o tema da reconciliação algo de concreto em nossa vida: tive fome e me alimentou; tive sede e me destes de beber; estive doente e me visitastes; estive preso e me acolhestes. Testemunhemos o exercício caritativo e purificador da reconciliação no cotidiano de nossas vidas, e o mundo perceberá não em teoria apenas, mas em verdade, o que Jesus nos pede uma vida santa e reconciliada para viver a via ordinária da santidade!

Dom Orani João Tempesta

Fonte: CNBB Nacional

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Pe. Lindomar celebra "Missa nova" em Centro Grande-MA



Aconteceu nesta terça (7) na Capela de São José, comunidade de Centro Grande, Paróquia Nossa Senhora da Saúde e Santo Antônio, forania São Benedito, a primeira Celebração Eucarística presidida pelo Pe. Lindomar Lima Santos com participação de vários padres da forania São Benedito e outras foranias da Arquidiocese.

A celebração teve início com uma concentração na residência dos pais do Pe. Lindomar: Benedito Santos e Maria da Conceição Lima Santos. em seguida o Pe. Lindomar conduziu a imagem de São José, padroeiro da comunidade, em caminhada rumo a capela, acompanhado de seus familiares, os Padres recém ordenados Máxemo e Bernardo, outros Padres e Seminaristas, Coroinhas e toda comunidade, que preparou tudo com muito carinho.

Fonte: http://srosariosbenedito.blogspot.com

Plebiscito pelo limite da propriedade da terra se estende até Domingo dia 12

O Plebiscito Popular pelo Limite da Propriedade da Terra, que, desde o dia 1ª de setembro, consulta a população sobre a necessidade de se limitar o tamanho das propriedades de terra no Brasil, deve continuar até domingo, dia 12, em vários estados. O resultado do plebiscito será conhecido nos dias 18 e 19 de outubro.

Quem mora nas cidades localizadas nos estados de Minas Gerais, São Paulo, Espírito Santo, Mato Grosso, Tocantins, Amazonas, Pará, Bahia, Paraíba, Ceará, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Paraná e Rio Grande do Sul, ainda poderá dar sua contribuição para transformar a realidade agrária do Brasil. Nestes estados, foi grande a procura pelos postos de votação e por isso o prazo foi estendido até o próximo domingo. No Rio de Janeiro, a votação também será prorrogada, mas segue apenas até a sexta-feira (10).

Em escolas e universidades estão localizados os principais postos de votação, assim como em praças públicas e vários outros locais de grande circulação de pessoas. Paróquias do Brasil todo também estão abertas para votação e devem organizar manifestações até domingo para chamar a população a dar sua opinião e aderir à Campanha Nacional pelo Limite da Propriedade da Terra.

De acordo com Gilberto Portes de Oliveira, coordenador do Fórum Nacional pela Reforma Agrária e Justiça no Campo (FNRA), a boa repercussão do Plebiscito e o fato de a sociedade estar pautada sobre o assunto se deram em virtude de importantes atividades, como o Grito dos Excluídos.

"Percebemos que seria perder uma grande oportunidade se não estendêssemos o prazo para a votação no plebiscito. Houve uma mobilização para a continuação da votação e isto é muito bom. Estamos sentindo que o trabalho articulado está gerando resultados, pois o agronegócio e o latifúndio estão reagindo e querendo nos intimidar".

Gilberto avaliou positivamente as ações que foram realizadas junto à população brasileira desde o início deste ano, que permitiram levar mais esclarecimentos sobre a necessidade de se estabelecer um limite máximo à propriedade da terra.

Fonte:http://www.adital.org.br


segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Ordenações Presbiterais e Missão vocacional marcam o final de semana na forania São Benedito.

"Tú és Sacerdote Eternamente... (Salmo 110, 4). este foi o tema que marcou a celebração deste domingo dia 5, no qual a Arquidiocese de São Luis acolheu em seu presbitério três novos padres. Os diáconos Bernardo Muniz, Lindomar Santos e Máxemo de Jesus foram ordenados na tarde de ontem na Paróquia Nossa Senhora da Saúde em Axixá, pela imposição das mãos do Arcebispo de São Luis Dom José Belisário. Na solene celebração estiveram presentes diversos padres, religiosos e leigos. Dom Belisário, em sua homilia, enfatizou que na vida de todo cristão, de modo geral, e do padre, em particular é necessário haver três coisas, a mística, a ascese e o estudo.
Em preparação à este momento único em nossa Igreja particular de São Luis realizou-se desde o dia primeiro (quarta-feira) a missão vocacional, que contou com a presença de diversas pessoas. assim como também, o tríduo vocacional. Desde já a Equipe da Pascom deseja boa sorte e felicidades aos três neo-sacerdotes de nossa Arquidiocese. 


Primeiras Missas:
Pe. Lindomar Lima Santos
Data: 07/09/2010
Local: Igreja de São José
Centro Grande-Axixá-MA
Horário: 17 Horas




Pe. Bernardo Muniz Rabelo Amaral
Data: 12/09/2010
Local: Igreja Nossa Senhora Aparecida do Munim
Morros-MA
Horário: 08 Horas




Pe. Máxemo de Jesus dos Santos
Data:12/09/2010
Local: Igreja Nossa Senhora da Conceição
Cachoeira Grande-Morros-MA
Horário: 17 Horas

Vem ai o Halleluya 2010!

Halleluya Maranhão

Este ano, o Halleluya, um dos maiores eventos religioso e cultural promovido pela Comunidade Católica Shalom, em São Luís, acontecerá na Praça Maria Aragão, de 17 a 19 de setembro, reunindo mais de 60 mil pessoas. Doze atrações musicais já estão confirmadas. A programação inclui também apresentações cênicas e dança, adoração e missa. O evento começará a partir das 18h e tem entrada gratuita.
A edição do Halleluya 2010 traz:
Anjos de Resgate
Netinho
Adoração e Vida 
Davidson
Suely Façanha
Expresso HG
Diego Fernandes
Cosme
Missionários Shalom
Junior Brasileiro
Parresia
Adriana Fróes
Ebenézer
e muito mais. Participe conosco!

Fonte: Blog Maranhão Católico