Dando continuidade à programação do Círio de Nazaré 2010, foi realizada na madrugada de ontem, pelas ruas de São Luís, a grande Romaria. O domingo de eleições não foi obstáculo para multidões de fiéis que passaram a madrugada à caminho do Cohatrac. Saindo do Largo do Carmo (Centro) na meia noite de sábado para domingo, a 18° edição da Romaria mobilizou milhares de pessoas que cumprem suas promessas, louvam à Deus e agradecem pelo auxílio do intermédio da mãe Maria. Com alegria e oração, os católicos festejaram durante toda a noite e pela manhã participaram de uma missa campal na Praça em frente à igreja.
Durante o trajeto de aproximadamente 15 quilômetros foram realizadas 5 paradas para rezar os mistérios luminosos do terço e refletir sobre a vida, o exemplo e o discipulado que Maria inspira. A primeira parada foi na igrejas Nossa Senhora da Conceição (Monte Castelo) seguido pelas igrejas Nossa Senhora da Glória (Alemanha), Nossa Senhora da Conceição (Anil), Igreja de São Sebastião (Cruzeiro do Anil) e a "paróquia mãe" Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (Cohab) da qual a Igreja foi comunidade e de onde sairá a procissão de encerramento no próximo domingo dia 10.
Já era manhã quando a multidão de romeiros chegava ao Cohatrac, a conclusão da Romaria se fez com a celebração da Eucaristia presidida pelo Reitor do Seminário de Filosofia e vigário paróquia, Pe. Antonio José Ramos (Oblato).
A festa do círio no Cohatrac começou em 1992, com a visita da imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré pelo Brasil, comemorando os 200 anos do Círio de Nazaré – Belém /PA. Ao visitar São Luís, e em particular o Cohatrac, pela avaliação final dos organizadores, foi aqui que ocorreu a maior recepção prestada a Nossa Senhora, dentre todas as capitais brasileiras então visitadas. Gesto que serviu de inspiração para continuar a festa.
Texto e fotos: Ayrton Frank
Só tá faltando as imagens do pelotão dos jovens com suas bandeiras,muito bonito. Mostra aí.
ResponderExcluir